Equipe 11 MINE CISTERNAS


CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Equipe 11  MINE CISTERNAS               3º ANO A (Ecologia)
ORIENTADORA
Maria de Fátima Bezerra




ALUNOS (AS)
Francisca Eleane S. Santos
Rayane Nunes Pereira
Jarbas Cruz Gonçalo
Jaqueline Santos Lima
Girlane Rodrigues Albuquerque
INTRODUÇÃO
Todos os organismos necessitam de água para sobreviver, mas atualmente a água tem se tornado um recurso natural cada vez mais escasso. Uma das maneiras viáveis para a minimização do problema é a captação de água de chuva, onde a água captada pode ser utilizada para fins domésticos, tais como descargas em vasos sanitários, lavagens de roupas, de calçadas, automóveis e até para o consumo humano, desde que receba o devido tratamento.

Esse projeto também visa que as pessoas que não podem construir uma cisterna de grande capacidade, possam usufruir da água de chuva, principalmente no nordeste brasileiro, que tanto sofre com grandes períodos de estiagem. A mini cisterna é um meio eficiente, simples e barato de se diminuir os impactos da seca, e de melhor se aproveitar a água de chuva.

METODOLOGIA
Durante a preparação deste projeto, foram utilizadas pesquisas acerca das vantagens da captação de água da chuva, suas utilidades e ainda sobre o nosso principal foco a função de uma cisterna no semiárido, e como tornar um sistema muitas vezes tão caro em algo acessível. Nestas mesmas encontramos a opção da mini cisterna. Na confecção desta utilizamos materiais como um tambor de 200 litros e canos. Basicamente nossa metodologia foi esta, pesquisas e construção da mini cisterna, recursos que serão utilizados para afirmar a importância deste projeto.




RESULTADOS
O sistema de captação a mini cisterna funciona muito bem. Sua eficácia é muito satisfatória, o que impressiona, pois este é confeccionado com materiais básicos, e traz inúmeros benefícios para quem o utiliza. A água que desce pela calha entra na mini cisterna, o excesso sai para o lado externo e também pode ser colocado em outro recipiente. Já o que fica dentro do sistema, se o tamanho da cisterna for insuficiente, pode ser retirado para que possa se captar o maior volume possível de água de chuva.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A mini cisterna é a maneira mais viável de se captar água de chuva e se utilizá-la para diversas coisas, por isso consideramos de extrema importância o conhecimento de todos acerca deste sistema, que pode minimizar os efeitos da escassez de água em nossa região. A partir disso podemos vir a ter uma melhor qualidade de vida.  


Um comentário:

sempresustentavel disse...

Muito bom, parabéns a equipe.
Só faltou falar que o Manual (gratuito) se encontra no site: http://www.sempresustentavel.com.br/hidrica/minicisterna/minicisterna.htm

Atenciosamente,
Edison Urbano.
Criação, P&D e disseminação em tecnologias de baixo custo.
e-mail: ediurb@sempresustentavel.com.br
Site: www.sempresustentavel.com.br

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial