Equipe 10 OBESIDADE VERSOS SAÚDE

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICAS E SUAS TECNOLOGIAS.
Equipe 10  OBESIDADE VERSOS SAÚDE  3º ANO A ( Biologia)
ORIENTADOR
João Rodrigues de Sousa Filho

ALUNOS (AS)
Pedro Araújo Oliveira Neto
Cleber John Alves
Antoniaa Larissa Campos R.
Kilvia Tatyana Silva Brito

Introdução

A obesidade é a doença nutricional mais comum do mundo moderno, que devido ao seu rápido crescimento e ao número de pessoas afetadas, vem adquirindo proporções assustadoras. Devemos citar também que a alta taxa obesidade entre crianças e adolescentes em todo o mundo está crescendo em um ritmo alarmante. Hoje, a obesidade vem sendo um problema fundamental de saúde pública do planeta.

Metodologia
No desenvolvimento deste projeto, nós que fazemos parte da equipe pensamos em tomar iniciativas de prevenção à obesidade. Para a execução do mesmo, inicialmente foram feitas reuniões para discutimos os assuntos que seriam abordados. Depois de algumas pesquisas, fizemos visitas ao Posto PSF (sede 1) e Secretária de Saúde, onde tivemos uma conversa com a nutricionista, e na Secretária de Saúde coletamos dados de obesidade nas escolas do Município. A partir daí, percebemos o quanto esse problema prejudica o desenvolvimento de muitas crianças e adolescente em toda a região.
Resultados
 O alto índice de obesidade em relação à saúde humana se associa principalmente a problemas de má alimentação, onde a maioria dos obesos não se controlam e comem alimentos que contém um exagero de gordura ou de produtos industrializados. O obeso sofre com o excesso de peso, pois, a obesidade é fator de risco para inúmeras doenças como problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer e esse número vem aumentando cada vez mais. Estima-se que a taxa de mortalidade entre os obesos é 12 vezes maior em adultos, entre 25 e 40 anos, quando comparada a indivíduos de peso normal. Queremos alertar sobre os seus malefícios e conscientizar as pessoas de que nem tudo que ingerimos é saudável.
Considerações Finais
Os dados atuais são alarmantes: o número de obesos no Brasil e no mundo vem crescendo com muita rapidez. Pesquisa, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostrou que o aumento da obesidade é um problema que atinge dezenas de países. As pessoas engordam por uma simples questão: consomem mais calorias do que gastam, ou seja, não se alimentam de forma equilibrada e muitas levam uma vida sedentária. Se o corpo não usa a energia que ingeriu, ela se transforma em gordura, causando assim o aumento de peso. Para se perder peso, precisa-se ter muita força de vontade e também disciplina, o melhor a se fazer é prevenir a obesidade já na infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial