Equipe 12 COCO: SABOR E MEIO AMBIENTE

CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Equipe 12  COCO: SABOR E MEIO AMBIENTE               3º ANO C (Educação Ambiental)
ORIENTADOR
Elinardo Martins

ALUNOS (AS)
Alessandra Rocha
Leandro Felix
INTRODUÇAO
O coco, fruto tropical amplamente cultivado no Brasil, tem extremos benefícios para o ser humano e o meio ambiente. Devido todas as suas partes serem totalmente aproveitáveis. O coco é rico em proteínas, gorduras, calorias, carboidratos, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C), e ainda em potássio e magnésio. O que poucos sabem, é que algumas das estruturas deste fruto, que são geralmente destacadas no meio ambiente e que levam 8 anos para se decomporem, podem ser usadas de modo sustentável, simples e prático. O objetivo deste projeto é conscientizar a população sobre como usar o coco de uma maneira correta, frisando a importância da preservação da natureza e seus recursos, usando seus próprios resíduos para beneficiar a relação homem e ambiente.

METODOLOGIA
O coco tem alto valor nutricional, medicinal, artesanal, sustentável e ecológico. Para a execução deste projeto, foram realizadas profundas pesquisas bibliográficas, pelos seus autores. Em seguida, foram levantadas uma série de indagações (Como o coco é utilizado pela a população? Quais os fins destinados aos seus resíduos? Quais as consequências no meio ambiente? Como esse pode ser utilizado?). A equipe procurou maneiras simples e viáveis de utilização para o coco no cotidiano, aproveitando-o de todas as maneiras possíveis, e reciclando seus resíduos.



RESULTADOS
Foram assim identificados por meio destes estudos, que o mais utilizado pela a população é amêndoa (carne), que deriva subprodutos utilizados para a produção de diversas iguarias doces ou salgadas. E a água do coco verde ou maduro que é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica. Das sobras casca e casquilho podem se extrair respectivamente, matéria prima industrial para a fabricação de uma diversidade riquíssima de artigos como vestuários, escovas, estofados, adubagem do solo, ração para amimais e bio carvão de alto valor calorífico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A utilização correta do coco é imprescindível para o equilíbrio entre os seres humanos e a natureza. De um fruto simples é possível extrair alimento, bebida, combustível e artesanato de forma pratica e econômica e ecologicamente correta. Sendo aproveitado de todas as maneiras possíveis. Por isso além de saboroso, o coco é considerado o fruto da árvore da vida.


Palavras-chaves: Preservação – Coco - Benefícios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial