PLANO ANUAL DE FÍSICA

1° ANO 
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 1° ANO                     
PROFESSORES:
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
CARLOS ALGUSTO XAVIER ABREU
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE

OBJETIVO

Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.

ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.

 AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

FÍSICA – 1° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.

Selecionar e utilizar instrumentos de medição de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.


Introdução à Física

Cinemática

Iniciação á cinemática escalar e movimento uniforme.

Movimento uniformemente variado.


A física na natureza e na tecnologia
Medição
Grandeza escalar

Introdução, referencial, tempo, movimento e repouso, trajetória espaço variação de espaço e distancia percorrida.
Velocidade escalar média velocidade escalar instantânea e movimento uniforme.
Movimento acelerado, movimento retardado e movimento uniforme.
Aceleração escalar.
Movimento uniformemente variado.

Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.

Utilizar textos e vídeos sobre Cinemática.

Utilizar o LIC para demonstrações.


Utilizar o LIC para demonstrações.
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados por diferentes meios.

Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.

Cinemática: movimento circulares




Cinemática: vetores e cinemática vetorial.




Introdução
Enfoque angular
Espaço angular ou fase
Velocidade escalar angular


Grandezas escalares e vetoriais.
Adição e subtração de vetores.
Decomposição de um vetor





Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.


Utilizar o LIC para demonstrações.
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.

Dinâmica: força e movimento
Princípios da dinâmica



Atrito entre sólidos







Introdução;
Conceito de uma força resultante;
Aplicação das Leis de Newton;

Introdução,
Atrito estático;
Atrito cinético;
 Lei do atrito.

Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.





Utilizar o LIC para demonstrações.
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.





Estatística
Estática dos sólidos






Introdução;
Estática de um ponto material e estática de um corpo extenso;
Equilíbrio do ponto material e do corpo extenso;
Momento escalar de uma força em ralação a um eixo;
Binário;
Condição de equilíbrio de um corpo extenso
Alavancas;
Algumas alavancas dos seres vivos;
Equilíbrio de corpos apoiado
Utilizar o LIC para demonstrações.





Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.








2° ANO 
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 2° ANO                     
PROFESSORES:
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE

OBJETIVO

Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.

ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.


AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
FÍSICA – 2° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica


Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.


Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.
Termologia:

Temperatura;



Calor e sua propagação;



Calor sensível e calor latente;


Introdução, temperatura, equilíbrio térmico, medição de temperatura, termômetros, escalas termométricas, escalas Celsius e Fahrenheit, conversão entres escalas e variação de temperatura.
Energia térmica, unidades usual de calor, processos de propagação de calor, a convecção e a radiação.

 Capacidade térmica (C) e calor especifico(c), calor sensível e seu calculo, mudanças de estado físico, calor latente, fusão e solidificação, vaporização e liquefação e pressão de vapor.
Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.

Utilizar textos e vídeos sobre Cinemática.

Utilizar o LIC para demonstrações.

Utilizar o LIC para demonstrações.
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.
 Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.

Termologia

Gases Perfeitos



Dilatação térmica dos sólidos e dos líquidos





As variáveis de estado de um gás perfeito, Lei geral dos gases, misturam física de gases perfeitos.


Dilatação linear, superficial e volumétrica dos sólidos, dilatação térmica dos sólidos.






Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.


Utilizar o LIC para demonstrações.
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.
 Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.
Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.

Ondulatória:


Ondas




Acústica




Ondas mecânicas e eletromagnéticas,
Ondas longitudinais,
Transversais e ondas mistas,
Frente de onda e raio de onda;
Grandezas físicas associadas as ondas.
Velocidade de propagação de uma onda periódica


Altura de um som
Intervalo acústico entre dois sons;
Intensidade sonora
Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.






Utilizar o LIC para demonstrações.
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.




Óptica Geométrica
Fundamentos da óptica geométrica.


Reflexão da luz



Refração da Luz


Fontes de luz
Meios transparentes, translúcidos e opacos
Frente de luz – raio de luz


Leis da reflexão
Imagens múltiplas em dois espelhos planos associados


Índice de refração
Leis da refração
Utilizar o LIC para demonstrações.





Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.



3° ANO    
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 3° ANO                     
PROFESSORES:
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE

OBJETIVO

Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.

ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.


AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

FÍSICA – 3° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Reconhecer e utilizar adequadamente, na Forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.

 Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.


Eletrostática:

Carga elétrica




Campo elétrico

Noção de carga elétrica;
Corpo eletricamente neutro e corpo eletrizado;
Princípios eletrostáticos;
Lei de Coulomb.

Conceito e descrição de campo elétrico;
Linha de forças;
Densidade superficial de cargas;
Fenômenos eletrostáticos na atmosfera.

Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.


Utilizar o LIC para demonstrações.


2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.

Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.

 Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.

Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.

Eletrodinâmica
Corrente elétrica e resistores




Associação de resistores e medidas elétricas.



Corrente elétrica;
Classificação das correntes elétricas quanto à forma do gráfico i x t;
Potencia elétrica;


Leis de Ohm;
Associação de resistores;
Medidas elétricas;



Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.




Utilizar o LIC para demonstrações
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.

 Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.

Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento.

Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.















Eletrodinâmica


Circuitos elétricos




Capacitores

Geradores de energia elétrica;
Circuito simples;
Associação de geradores.


Capacitância;
Associação de capacitores.

Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.






Utilizar o LIC para demonstrações
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea.

Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.

Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania




Eletromagnetismo

Origem do campo magnético




Força magnética em correntes elétricas


Indução Eletromagnética






Campo magnético gerado por um fio retilíneo muito longo (infinito);
Origem das propriedades magnéticas dos materiais;

Força magnética em um trecho elementar de um fio condutor;
Forças magnéticas entre dois condutores retilíneos e paralelos;
Fluxo do vetor indução magnética ou fluxo de indução;
Indução eletromagnética;

Utilizar o LIC para demonstrações.





Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.






13 comentários:

oscorrea disse...

Achei a ideia de projeto como motivadora e incentivadora do aprendizado pela pesquisa, porém, por não conhecer a íntegra do projeto a questão a meu ver ficou um pouco em aberto e o que nos atrapalhou no observar o vídeo foi na postagem do vídeo em que o áudio (fundo musical) interfere na explicitação mas gostei pela iniciativa e pelo horizonte proposto ao educando.

Unknown disse...

GALARA IREI UTILIZAR ESSA ESTRUTURA DE VOCÊS PARA A REALIZAÇÃO DE UM PLANO DE CURSO PRA MIM TA BOM ?

Unknown disse...

ESTAREI REFERENCIANDO DEVIDAMENTE TODOS VCS
MUITO OBRIGADO

marcilio disse...

é um plano anula muito bom para que está começando a trabalhar no magistério...em relação ao plano de curso anual, semestral pra ficar muito melhor é somente fazendo na sala de aula...

Antonio Silva disse...

Muito bom! Estarei utilizando como referência para a elaboração de meu plano de ensino. Obrigado!

Unknown disse...

utilizarei como referência, muito bom mesmo, parabéns.

Unknown disse...

Gostei !! Utilizarei seu plano de aula como referência no meu Planejamento. Obrigada por publicizar.

Unknown disse...

Gostei bastante desse plano de curso elaborado pela E.E.M. Fernando Mota. Peço a permissão para utiliza-lo em minha instituição educacional.Posso?

Unknown disse...

Muito bom este plano e usarei como modelo para elaborar o meu.

Unknown disse...

Ademils. Muito bom este plano e usarei como modelo para elaborar o meu.

Rita disse...

Gostei muito. Vou usá-lo como referência, ok? Obrigada!

Altivo disse...

Ótimo

Altivo disse...

Ótimo, hoje estão exigindo os descritores.

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