PLANO ANUAL DE FÍSICA

1° ANO 
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 1° ANO                     
PROFESSORES:
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
CARLOS ALGUSTO XAVIER ABREU
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE

OBJETIVO

Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.

ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.

 AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

FÍSICA – 1° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.

Selecionar e utilizar instrumentos de medição de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.


Introdução à Física

Cinemática

Iniciação á cinemática escalar e movimento uniforme.

Movimento uniformemente variado.


A física na natureza e na tecnologia
Medição
Grandeza escalar

Introdução, referencial, tempo, movimento e repouso, trajetória espaço variação de espaço e distancia percorrida.
Velocidade escalar média velocidade escalar instantânea e movimento uniforme.
Movimento acelerado, movimento retardado e movimento uniforme.
Aceleração escalar.
Movimento uniformemente variado.

Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.

Utilizar textos e vídeos sobre Cinemática.

Utilizar o LIC para demonstrações.


Utilizar o LIC para demonstrações.
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados por diferentes meios.

Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.

Cinemática: movimento circulares




Cinemática: vetores e cinemática vetorial.




Introdução
Enfoque angular
Espaço angular ou fase
Velocidade escalar angular


Grandezas escalares e vetoriais.
Adição e subtração de vetores.
Decomposição de um vetor





Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.


Utilizar o LIC para demonstrações.
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.

Dinâmica: força e movimento
Princípios da dinâmica



Atrito entre sólidos







Introdução;
Conceito de uma força resultante;
Aplicação das Leis de Newton;

Introdução,
Atrito estático;
Atrito cinético;
 Lei do atrito.

Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.





Utilizar o LIC para demonstrações.
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.





Estatística
Estática dos sólidos






Introdução;
Estática de um ponto material e estática de um corpo extenso;
Equilíbrio do ponto material e do corpo extenso;
Momento escalar de uma força em ralação a um eixo;
Binário;
Condição de equilíbrio de um corpo extenso
Alavancas;
Algumas alavancas dos seres vivos;
Equilíbrio de corpos apoiado
Utilizar o LIC para demonstrações.





Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.








2° ANO 
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 2° ANO                     
PROFESSORES:
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE

OBJETIVO

Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.

ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.


AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
FÍSICA – 2° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica


Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.


Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.
Termologia:

Temperatura;



Calor e sua propagação;



Calor sensível e calor latente;


Introdução, temperatura, equilíbrio térmico, medição de temperatura, termômetros, escalas termométricas, escalas Celsius e Fahrenheit, conversão entres escalas e variação de temperatura.
Energia térmica, unidades usual de calor, processos de propagação de calor, a convecção e a radiação.

 Capacidade térmica (C) e calor especifico(c), calor sensível e seu calculo, mudanças de estado físico, calor latente, fusão e solidificação, vaporização e liquefação e pressão de vapor.
Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.

Utilizar textos e vídeos sobre Cinemática.

Utilizar o LIC para demonstrações.

Utilizar o LIC para demonstrações.
2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.
 Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.

Termologia

Gases Perfeitos



Dilatação térmica dos sólidos e dos líquidos





As variáveis de estado de um gás perfeito, Lei geral dos gases, misturam física de gases perfeitos.


Dilatação linear, superficial e volumétrica dos sólidos, dilatação térmica dos sólidos.






Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.


Utilizar o LIC para demonstrações.
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.
 Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.
Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.

Ondulatória:


Ondas




Acústica




Ondas mecânicas e eletromagnéticas,
Ondas longitudinais,
Transversais e ondas mistas,
Frente de onda e raio de onda;
Grandezas físicas associadas as ondas.
Velocidade de propagação de uma onda periódica


Altura de um som
Intervalo acústico entre dois sons;
Intensidade sonora
Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.






Utilizar o LIC para demonstrações.
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.




Óptica Geométrica
Fundamentos da óptica geométrica.


Reflexão da luz



Refração da Luz


Fontes de luz
Meios transparentes, translúcidos e opacos
Frente de luz – raio de luz


Leis da reflexão
Imagens múltiplas em dois espelhos planos associados


Índice de refração
Leis da refração
Utilizar o LIC para demonstrações.





Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.



3° ANO    
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 3° ANO                     
PROFESSORES:
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE

OBJETIVO

Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.

ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.


AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

FÍSICA – 3° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Reconhecer e utilizar adequadamente, na Forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.

 Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.


Eletrostática:

Carga elétrica




Campo elétrico

Noção de carga elétrica;
Corpo eletricamente neutro e corpo eletrizado;
Princípios eletrostáticos;
Lei de Coulomb.

Conceito e descrição de campo elétrico;
Linha de forças;
Densidade superficial de cargas;
Fenômenos eletrostáticos na atmosfera.

Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física.


Utilizar o LIC para demonstrações.


2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios.

Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.

 Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.

Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.

Eletrodinâmica
Corrente elétrica e resistores




Associação de resistores e medidas elétricas.



Corrente elétrica;
Classificação das correntes elétricas quanto à forma do gráfico i x t;
Potencia elétrica;


Leis de Ohm;
Associação de resistores;
Medidas elétricas;



Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.




Utilizar o LIC para demonstrações
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.

 Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.

Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento.

Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.















Eletrodinâmica


Circuitos elétricos




Capacitores

Geradores de energia elétrica;
Circuito simples;
Associação de geradores.


Capacitância;
Associação de capacitores.

Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.






Utilizar o LIC para demonstrações
4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea.

Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.

Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania




Eletromagnetismo

Origem do campo magnético




Força magnética em correntes elétricas


Indução Eletromagnética






Campo magnético gerado por um fio retilíneo muito longo (infinito);
Origem das propriedades magnéticas dos materiais;

Força magnética em um trecho elementar de um fio condutor;
Forças magnéticas entre dois condutores retilíneos e paralelos;
Fluxo do vetor indução magnética ou fluxo de indução;
Indução eletromagnética;

Utilizar o LIC para demonstrações.





Utilizar textos e vídeos sobre o assunto.






6 comentários:

oscorrea disse...

Achei a ideia de projeto como motivadora e incentivadora do aprendizado pela pesquisa, porém, por não conhecer a íntegra do projeto a questão a meu ver ficou um pouco em aberto e o que nos atrapalhou no observar o vídeo foi na postagem do vídeo em que o áudio (fundo musical) interfere na explicitação mas gostei pela iniciativa e pelo horizonte proposto ao educando.

João Victor de Souza disse...

GALARA IREI UTILIZAR ESSA ESTRUTURA DE VOCÊS PARA A REALIZAÇÃO DE UM PLANO DE CURSO PRA MIM TA BOM ?

João Victor de Souza disse...

ESTAREI REFERENCIANDO DEVIDAMENTE TODOS VCS
MUITO OBRIGADO

marcilio disse...

é um plano anula muito bom para que está começando a trabalhar no magistério...em relação ao plano de curso anual, semestral pra ficar muito melhor é somente fazendo na sala de aula...

Antonio Silva disse...

Muito bom! Estarei utilizando como referência para a elaboração de meu plano de ensino. Obrigado!

dilene camara disse...

utilizarei como referência, muito bom mesmo, parabéns.

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