Equipe 17 ABC 3D EM LIBRAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Equipe 17  ABC 3D  EM LIBRAS          3º ANO A (Língua Portuguesa)

ORIENTADOR
Adriana Gomes Santos

ALUNOS (AS)
Adriana Bernardes Sousa
Dhara Norlyan Camelo Cardoso
Cristiane Matos Silva
Maria Maiara Ferreira Gomes
INTRODUÇÃO: Na discussão sobre a educação de surdos, perpassa a discussão sobre as necessidades linguísticas dos mesmos. Portanto, busca-se com este projeto oferecer uma possibilidade para os surdos construírem significados em sua educação, além de promover a interação entre falantes em geral. Sabe-se, portanto, que o ensino de LIBRAS ainda não tem o reconhecimento devido, porém é considerado um elemento essencial para comunicação e fortalecimento de uma identidade Surda no Brasil e, dessa forma, a escola não pode ignorá-la no processo de ensino aprendizagem.
METODOLOGIA: Durante o desenvolvimento deste projeto, realizou-se inicialmente uma pesquisa aprofundada sobre a história da LIBRAS no Brasil com o propósito de conhecer mais detalhadamente os percalços vividos pela população surda. Após dias de estudos e análises, percebeu-se que existe uma extensa demanda dessas pessoas, haja vista que a socialização dos mesmos na escola e com materiais didáticos é muito importante para sua formação enquanto sujeitos em todos os seus aspectos. Prosseguiu-se a execução do projeto buscando elaborar um livro que sirva como suporte para a aprendizagem de LIBRAS. Foram feitos desenhos e pinturas do alfabeto em Libras e posteriormente, pensou-se em produzir um livro paradidático 3D em Libras que a nosso ver servirá como suporte e acervo para que a nossa escola possa promover a inclusão local de surdos.

RESULTADOS: Através do levantamento realizado a nível nacional e de pesquisa informal a nível municipal, foram identificados inúmeros casos de pessoas surdas que necessitam de assistência educacional. Assim, reconhecendo a importância e a necessidade que a LIBRAS tem tanto no contexto escolar como familiar, a utilização de materiais alternativos principalmente com ilustrações do alfabeto em Libras como o livro em 3D resultará como recurso para a inclusão desses sujeitos no mundo da linguagem e do letramento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este trabalho reafirma que a inclusão de alunos surdos é uma proposta de extrema importância, pois questões que envolvem uma diferença diversificada devem ser repensadas práticas e ações que possibilitem a esses alunos constituir-se como um sujeito. E tanto as instituições de ensino precisam proporcionar mais recursos linguísticos para os deficientes auditivos para que eles possam se desenvolver de forma autônoma, preparando - se para os desafios do cotidiano fazendo a diferença.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Surdez. LIBRAS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:




SKLIAR, Carlos; A Surdez, um olhar sobre as diferenças. 3ª edição; ed. Mediação – Porto Alegre – RS – 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial