CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICAS E SUAS TECNOLOGIAS.
Equipe 8 LIXO ELETRÔNICO 1º ANO A ( Biologia)
ORIENTADORA
Fátima Bezerra
ALUNOS (AS)
Helena Lara Coelho Brito
Shamilly Sousa Farias
Thainar Magalhães Fernandes
Thaís Vitória da Silva Costa
Antonia Vanessa Magalhães
INTRODUÇÃO
Atualmente estamos vivenciando a era dos eletrônicos, até mesmo as crianças possuem tais objetos. Pesquisas mostram que no Brasil é gerado cerca de 380 mil toneladas por ano de lixo eletrônico, calculando-se que sejam em torno de 3,5kg por pessoa. Uma das maiores responsáveis por isso é a mídia que estimula o consumismo desses produtos cada vez mais, inovando-os. Com tecnologias mais avançadas fazendo os consumistas trocarem seus eletrônicos, mesmo ainda sendo úteis, e nunca os fazendo os pensar no modo de reutilização. A mídia nunca leva em conta os impactos sociais e ambientais, apenas interesse econômico.
As pessoas, que em ultima instância tem o poder de compra, tem a grande possibilidade de mudança desse senário. Ignorando a gravidade da situação e continuando acelerando o ritmo do consumo, sem pensar no que acontecerá com seus equipamentos daqui à poucos anos.
As pessoas, que em ultima instância tem o poder de compra, tem a grande possibilidade de mudança desse senário. Ignorando a gravidade da situação e continuando acelerando o ritmo do consumo, sem pensar no que acontecerá com seus equipamentos daqui à poucos anos.
METODOLOGIA
O mal-descarte do lixo eletrônico é um grande problema, não só no Brasil, mas em todo mundo, nos sensibilizamos e tomamos a iniciativa de explorar este assunto. De modo que o município de Tejuçuoca, também fosse atingido através da nossa pesquisa. Para a execução do projeto, inicialmente foi feito uma pesquisa qualitativa na secretaria de educação a respeito do número de jovens do município que supostamente possuem algum eletrônico. Com o objeto de mostrar a todos que o lixo eletrônico é um grande problema e juntos temos grandes chances de resolvê-lo, pois o mesmo causa danos ao ser humano e ao ambiente e devemos procurar as melhores formas para o descarte dele, como reutilizá-lo.
O nosso projeto disponibilizará de uma sugestão para descarte deste lixo como o aterro e consequentemente de uma reutilização do lixo como um aquário de um monitor de computador que ambos terão uma concordância entre si, ou seja a bateria do computador foi para o aterro. E com estas demonstrações esperamos que você junto com agente possa se conscientizar de que um só não conseguirá, mas todos tornarão, um município ou até mesmo o país bem melhor.
RESULTADOS
Neste levantamento, a equipe procurou a reutilização de um eletrônico muito usado: o computador, e sugerimos o reaproveitamento de um monitor como um aquário, mas aí vem a pergunta: Pra onde vai a bateria? Com isto, a melhor opção é um aterro que não soluciona diretamente, mas ameniza um pouco a situação. Assim iremos apresentá-lo em forma de uma maquete.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os eletrônicos têm uma grande utilidade no nosso dia-a-dia, e cada vez mais eles têm inovado, mas não se têm pensado em um melhor descarte para eles. Em Tejuçuoca a situação não é diferente, não se têm lugares adequados para este tipo de lixo, e com isto, é descartado como um objeto comum que não causa prejuízos, sendo ao contrário. É importante que estes produtos tenham um destino depois de terem sido usados, e entretanto a nossa equipe se preocupou em apresentar tal problema e algumas soluções. Conscientizando a cada um, até as autoridades de que a Tejuçuoca precisa de um lugar adequado para tal descarte.
Um comentário:
Agente do FBI, na metodologia?
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