LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Equipe 17 ABC 3D EM LIBRAS 3º ANO A (Língua Portuguesa)
ORIENTADOR
ALUNOS (AS)
Adriana Bernardes Sousa
Dhara Norlyan Camelo Cardoso
Cristiane Matos Silva
Maria Maiara Ferreira Gomes
INTRODUÇÃO: Na discussão sobre a educação de surdos, perpassa a discussão sobre as necessidades linguísticas dos mesmos. Portanto, busca-se com este projeto oferecer uma possibilidade para os surdos construírem significados em sua educação, além de promover a interação entre falantes em geral. Sabe-se, portanto, que o ensino de LIBRAS ainda não tem o reconhecimento devido, porém é considerado um elemento essencial para comunicação e fortalecimento de uma identidade Surda no Brasil e, dessa forma, a escola não pode ignorá-la no processo de ensino aprendizagem.

RESULTADOS: Através do levantamento realizado a nível nacional e de pesquisa informal a nível municipal, foram identificados inúmeros casos de pessoas surdas que necessitam de assistência educacional. Assim, reconhecendo a importância e a necessidade que a LIBRAS tem tanto no contexto escolar como familiar, a utilização de materiais alternativos principalmente com ilustrações do alfabeto em Libras como o livro em 3D resultará como recurso para a inclusão desses sujeitos no mundo da linguagem e do letramento.


PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Surdez. LIBRAS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SKLIAR, Carlos; A Surdez, um olhar sobre as diferenças. 3ª edição; ed. Mediação – Porto Alegre – RS – 2005.
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