III FECIFEMA
1. APRESENTAÇÃO
A III Feira De Ciências da Escola Deputado Fernando Mota, FECIFEMA, é iniciativa da Área Ciências da Natureza, Matemática e Suas tecnologias apoiada pelo Núcleo Gestor da Escola Deputado Fernando Mota, tem como propósito fortalecer a aprendizagem através da Educação Científica, bem como propor um currículo que assegure ao aluno o seu desenvolvimento individual e coletivo, através da criatividade, do gosto pelas linguagens artísticas e pelo lúdico.
2. OBJETIVOS
2.1. Promover o reconhecimento pessoal, social e cultural das expressões artísticas;
2.2. Facilitar o desenvolvimento do potencial artístico dos jovens;
2.3. Dar visibilidade às criações artísticas dos alunos;
2.4. Desenvolver aprendizagem através da pesquisa.
3. PÚBLICO-ALVO
Alunos e professores da Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota.
4. NATUREZA DOS TRABALHOS
Serão aceitos trabalhos científicos nos seguintes domínios:
4.1. Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política;
4.2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Biologia, Química, Física e Matemática
4.3. Linguagens e Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Línguas Estrangeiras, Informática;
4.4. Ciências Ambientais: Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e Gestão Ambiental.
4.5. Robótica Educacional: Robôs fixos e Robôs Móveis
4.6. Tecnologia Profissional
5. DESCRIÇÃO GERAL DOS PROJETOS CIENTÍFICOS
5.1. Abrangência:
A III FECIFEMA envolverá todos os alunos e professores que desejam participar abrangendo também ao anexo.
5.2. Projetos participantes:
Poderá todos os trabalhos, relacionados às áreas propostas neste regulamento, que tenham um Professor Orientador e, no máximo, seis alunos por trabalho.
5.3. Modalidades:
• Serão aceitos PROJETOS EM GRUPOS e INDIVIDUAIS
• Os projetos em grupo não poderão exceder a 06 (seis) alunos.
• Todos os projetos deverão ter a participação de 1 (um) Professor Orientador.
• Um professor poderá orientar até 2 projetos.
5.4 Seleção:
5.4.1. Os projetos serão classificados por área e os vencedores serão defenderão a Escola Deputado Fernando Mota na Feira Regional da 2ª CREDE.
5.4.1.1 Em casos especiais a equipe organizadora decidirão quais equipes seguirão para a Feira Regional da 2ª CREDE.
5.4.2. Os projetos inscritos que apresentarem irregularidades técnicas na formatação dos dados, na composição dos resultados ou qualquer outro item regulamentado pelo evento, poderão ser desclassificados.
6. INSCRIÇÃO
6.1. A FICHA DE INSCRIÇÃO deve ser entregue à equipe organizadora entre os dias 04 a 08 de maio de 2012.
6.2. Os trabalhos devem ser entregue à equipe organizadora entre os dias 04 a 08 de junho de 2012.
6.3. O projeto deverá ser entregue ao professor do LEI em formato de arquivo DOC ou ODT para que seja publicado no blog.
6.4. Os trabalhos serão publicados no blog da Escola Deputado Fernando Mota (http://eemdepfmota.blogspot.com.br/) até o dia da Feira, sendo desclassificadas as equipes que por ventura não apresentares o projeto em CD ROOM.
6.5. Os responsáveis pelos trabalhados deverão providenciar os seguintes documentos:
6.5.1. Para a inscrição:
a) Ficha de Identificação da Equipe para a inscrição. (Anexo 1);
6.5.2. Para a entrega do projeto
b) Dados do projeto: (Anexo 2);
c) Termos de Responsabilidade (caso necessário);
d) Resumo do projeto - 01 vias: impressa e outra em DOC - (Modelo Anexo 3);
e) Modelo do Banner (Anexo 6).
6.3. Os resumos dos projetos que não estiverem de acordo com o modelo deste regulamento não serão publicados no blog da escola.
6.4. Descrição dos documentos:
A) Ficha de Inscrição: Os participantes deverão registrar seus dados de identificação (Anexo 1).
B) Resumo: Deverá se escrito em Português contendo, no máximo, 400 palavras.
O resumo será entregue impresso e em arquivo devidamente identificado. O arquivo será nomeado com uma palavra chave do projeto. O resumo do projeto, atendendo aos requisitos estabelecidos (Modelo no Anexo 3).
O texto será utilizado na publicação no blog da escola e aos avaliadores durante a feira.
O resumo será digitado no editor de texto WORD em fonte “Arial 11”, espaço simples. Ou no editor de texto ODT do LINUX em fonte “Arial 11”, espaço simples.
C) Deverá incluir: Introdução; Metodologia; Resultados; Considerações Finais.
D) NÃO SERÃO ACEITOS RESUMOS VIA FAX
E) NÃO SERÃO ACEITOS RESUMOS FORA DO PADRÃO ACIMA
6.5. Prazos:
A ficha de identificação (inscrição) deverá ser entregue entre os dias 04 e 08 de maio de 2012, a professora do LIC.
6.6. Áreas:
6.6.1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa Línguas Estrangeiras Educação Física Arte Informática.
6.6.2. Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias: Biologia, Física, Química e Matemática.
6.6.3. Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
6.6.4. Ciências Ambientais: Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e Gestão Ambiental.
6.6.5. Robótica Educacional: Robôs Fixos e Robôs Móveis.
6.6.6. Tecnologia Profissional.
6.7. O que define a área de inscrição é o objeto da pesquisa e não a sua aplicação.
6.8. Na inscrição, assinalar apenas uma opção dentro da categoria desejada.
7. EXPOSIÇÃO
7.1. Todos os projetos devem ser apresentados obrigatoriamente o PÔSTER (banner), seguindo o padrão estabelecido pelo evento, também deverá ser apresentado o CADERNO DE CAMPO OU DE PESQUISA (Este ficará exposto na mesa que será disponibilizada).
7.2. Os projetos, para serem expostos, precisam da aprovação da Comissão organizadora da III FECIFEMA.
7.3. Não será permitida a apresentação do projeto através de mídias eletrônicas ou por terceiros, somente os membros da equipe poderão defender seu projeto.
7.4. O espaço reservado para cada expositor é de 2,00m x 1,00m, onde será destinada uma mesa 1m x 1m;
7.5. A apresentação visual deve ser em Português.
7.6. Para as categorias Robótica Educacional e Tecnologia Profissional será permitido o uso de equipamentos eletrônicos, nos estandes desta categoria ficará disponível um ponto de energia. Os trabalhos destas categorias também deverão apresentar banner e caderno de campo.
7.7. Cada equipe das categorias Robótica Educacional e Tecnologia Profissional deverão trazer o seus próprios computadores, equipamentos necessários à apresentação de seu trabalho e sobre eles devem ter toda responsabilidade.
7.8. O não atendimento dos itens acima será motivo de desclassificação do trabalho.
8. ESTANDE
8.1. O estande das categorias Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Ambientais NÃO disporá de ponto (tomada) de energia elétrica.
8.2. O uso de equipamentos e/ou ferramentas, tais como: multimídia, videocassete, televisão, microcomputador, retroprojetor, regulador de tensão, transformador e etc, bem como outros instrumentos para apresentação dos projetos das categorias Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Ambientais, deverão ser aprovados pela organização para que sejam apresentados na FECIFEMA.
8.3. Nos estandes das categorias Robótica Educacional e Tecnologia Educacional sejam disponibilizados um ponto de energia elétrica, não serão disponibilizados equipamentos e/ou ferramentas, tais como: multimídia, videocassete, televisão, microcomputador, retroprojetor, regulador de tensão,transformador e etc, bem como outros instrumentos para apresentação dos projetos. Caberá à equipe apresentadora do projeto a responsabilidade de trazer os equipamentos que forem necessários e sobre eles manter total responsabilidade.
9. REGRAS DE SEGURANÇA:
9.1. Não serão permitidas as exposições dos seguintes itens:
a) organismos vivos (ex: plantas, animais, micróbios, etc.);
b) espécimes (ou partes) dissecados;
c) animais vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
d) órgãos ou membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue, urina, etc.)
Exceções: dentes, cabelos, unhas, ossos secos de animais, cortes histológicos dissecados e slides de tecido úmido quando completamente lacrado;
e) substâncias tóxicas ou de uso controlado;
f) colocação em marcha de motores de combustão interna;
g) fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual de técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas de laboratório;
h) aparelhos de áudio que não façam parte do Projeto e conexão de Internet como parte da exposição do projeto.
9.2. Todo projeto inscrito em área inadequada poderá ser reclassificado pela Comissão Organizadora da III FECIFEMA e informado aos autores.
10. AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
10.1. Do Caderno de Campo ou de Pesquisa:
No Caderno de Campo, o(s) alunos(s) deverão ter registrado as etapas que realizaram para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as datas respectivas. Se for continuação de projeto, o Caderno de Campo deverá abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do projeto.
O Caderno deverá conter:
- registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações;
- registro das datas e locais das investigações;
- registro dos testes e resultados;
- entrevistas e consultas às pessoas-fonte;
- referências bibliográficas.
Obs: O Caderno de Campo não faz parte dos documentos de inscrição, porém, deverá permanecer no expositor.
10.2. Da Exibição Visual e Apresentação Oral (Observar Anexo 6):
A exibição visual deverá ser feita na forma de pôster (banner) de forma clara e objetiva, salientando os dados mais importantes, para possibilitar o perfeito entendimento do projeto. O pôster deverá seguir o seguinte padrão técnico:
1) O pôster deve ser confeccionado apenas depois que o trabalho tiver sido concluído.
2) Tamanho do pôster : Largura: 90cm; Altura: de 90cm até 1,20m (no máximo).
3) O texto do pôster deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1 m.
10.3. Critérios de Avaliação
Critérios de Avaliação | Pontuação |
a) Criatividade e inovação | 20% |
b) Conhecimento científico do problema abordado | 20% |
c) Metodologia científica | 10% |
d) Profundidade da pesquisa | 10% |
e) Clareza e objetividade na apresentação do trabalho | 20% |
f) Ilustrações e complementos | 10% |
g) Caderno de Campo | 10% |
Criatividade e Inovação: 20%
Criatividade e inovação são a mesma coisa? A resposta é não.
Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo, mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes. Algumas importantes inovações consistem de novos usos para objetos e tecnologias existentes.
Conhecimento Científico do problema abordado: 20%
Do conhecimento científico nasce o raciocínio argumentativo que é extremamente relevante para o conhecimento das ciências. De posse do conhecimento científico o educando poderá construir modelos, desenvolverá explicações do mundo físico e natural e será capaz de interagir com eles. O estudantes precisam demonstrar que aprenderam significativamente os conceitos implicados associados ao trabalho defendido, também precisam demonstrar que desenvolveram a capacidade de responder questionamentos sobre o seu trabalho de posse dos conhecimentos científicos.
Metodologia Científica: 10%
Os educandos precisam ser capazes de explicar como procederam as suas investigações; que instrumentos eles utilizaram para coletar dados; quais as fontes que eles pesquisaram, como eles tiveram acesso a estas fontes; em que período desenvolveram suas pesquisas. Todas estas explicações devem ter como amparo os conhecimentos científicos adquiridos.
Profundidade da Pesquisa: 10%
No decorrer da apresentação deverá ser possível perceber até que ponto os alunos se envolveram com a pesquisa; até que ponto eles demonstram interesse em desenvolvê-las; até que ponto eles buscaram fundamentações científicas que fundamentassem a sua pesquisa, finalmente, em que nível científico a pesquisa ficou situada.
Clareza e Objetividade na apresentação do trabalho: 20%
Levando-se em consideração o pouco tempo destinado à apresentação, já que o avaliador tem outros trabalhos para avaliar, os autores devem planejar com clareza e objetividade a sua apresentação de modo que o tempo seja otimizado e as informações compartilhadas possam ser bem explicadas e bem interpretadas.
Ilustrações e complementos: 10%
As equipes devem privilegiar o espaço do banner (0,90 x 1,20 cm) destinando a maior parte (cerca de 75%) deste para exposição de ilustrações (fotos, figuras, tabelas, quadros, gráficos, etc). No espaço restante deverão ser explanados os textos relativos ao trabalho apresentado. Caso a quantidade de ilustrações seja elevada será permitido à exposição de mais ilustrações.
Caderno de Campo: 10%
O caderno de campo não poderá ser digitado, apenas manuscrito. Deverá ter registrado as etapas do projeto de acordo com o item 10, letra “a”.
Cada equipe receberá um caderno de campo com o regulamento da III FECIFEMA.
10.4. Avaliação durante o evento:
10.4.1. Cada projeto será avaliado por, no mínimo, 02 (dois) avaliadores, que poderão ou não se identificarem.
10.4.2. Pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer sempre junto ao seu estande.
10.4.3. As decisões dos avaliadores são irrecorríveis.
10.4.4. O grupo de avaliadores deverá ser composto por professores, pesquisadores e profissionais ligados a escolas, empresas e instituições públicas e privadas.
10.4.5. É vedada a interferência do professor orientador durante a avaliação.
11. CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS PROJETOS
11.1. Os projetos que, na área de inscrição, atingirem pontuação igual ou superior a 70% do total de pontos, serão premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares de acordo com sua pontuação bruta, sendo esta premiação atribuída a, no máximo, 03 (três) projetos por área.
11.2. Os projetos classificados em 1º Lugar receberão medalhas e certificados FECIFEMA de ouro para os seus componentes. Os projetos classificados em 2º Lugar receberão certificados FECIFEMA para os seus componentes. Os projetos classificados em 3º. Lugar receberão certificados FECIFEMA para os seus componentes.
11.3. Os trabalhos classificados em primeiro lugar em cada categoria estarão classificados para Feira Regional da 2ª CREDE.
11.4. Os casos omissos sobre AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO serão resolvidos pela Comissão Organizadora da III FECIFEMA.
12. PENALIDADES
12.1. A não observância das normas estabelecidas neste regulamento implicará prejuízos na avaliação dos projetos inscritos.
12.2. Atos de indisciplina, por parte dos expositores, serão encaminhados à Comissão Organizadora da III FECIFEMA e estarão sujeitos à perda de pontos ou à desclassificação.
12.3. Casos especiais serão analisados pela Comissão Organizadora da III FECIFEMA
12.4. A falta de organização dos estandes implicará sobre a avaliação realizada pelos jurados.
Esta análise será feita durante a realização da Feira, pelos organizadores da mesma, implicando numa penalidade de 0,5 pontos da nota geral do projeto.
13. ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS
As empresas e instituições educacionais selecionadas pela Comissão Organizadora para o estabelecimento de parcerias com a III FECIFEMA poderão contribuir com as premiações nas seis áreas, em contrapartida, terão espaço para divulgação dos seus produtos, projetos e ações durante o evento.
14. COMISSÃO ORGANIZADORA DA III FECIFEMA (FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA DEPUTADO FERNANDO MOTA)
14.1. Composição: A Comissão Organizadora é formada por Professores da Área das Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias, do Núcleo Gestor da escola e pelos professores dos ambientes de aprendizagem;
14.2. Atribuições:
a) elaborar este regulamento;
b) planejar a realização do evento, definindo, nos termos deste regulamento, a sua programação e os meios necessários à divulgação da III FECIFEMA;
c) elaborar o planejamento orçamentário e financeiro para a realização do evento;
d) contratar serviços de terceiros;
e) providenciar locais que possibilitarão a realização de todas as atividades inerentes ao evento;
f) expedir os ofícios de convite para as sessões de abertura e encerramento do evento, bem como para outras atividades paralelas à exposição que integram a programação da III FECIFEMA;
g) providenciar a confecção dos certificados de participação do evento;
h) assegurar a premiação dos vencedores de cada categoria;
1) resolver os casos omissos neste regulamento.
j) publicar os trabalhos no blog da escola.
14.3. A Comissão Organizadora, caso constate irregularidade no encaminhamento do projeto de pesquisa, deverá comunicar o fato ao professor responsável ou ao diretor de turma responsável pelo projeto, sugerindo, inclusive, o indeferimento da sua inscrição.
ANEXO 1- FICHA DE INSCRIÇÃO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
a) Orientador:
1. Nome:__________________________________disciplina que leciona________________
Endereço Completo
______________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________n° do celular______________________
b) Aluno(s): (o primeiro nome indicará o aluno coordenador do projeto)
1. Nome: ________________________________________sala______________n°________
Endereço Completo
______________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________n° do celular______________________
2. Nome: ________________________________________sala______________n°________
Endereço Completo
______________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________n° do celular______________________
3. Nome: ________________________________________sala______________n°________
Endereço Completo
______________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________n° do celular______________________
4. Nome: ________________________________________sala______________n°________
Endereço Completo
______________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________n° do celular______________________
5. Nome: ________________________________________sala______________n°________
Endereço Completo
______________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________n° do celular______________________
6. Nome: ________________________________________sala______________n°________
Endereço Completo
______________________________________________________________________
E-mail:_____________________________________n° do celular______________________
ANEXO 2 - DADOS DO PROJETO
a) Título: ____________________________________________________
b) CATEGORIA:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Língua Portuguesa | |
Línguas Estrangeiras | |
Educação Física, | |
Arte | |
Informática |
Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias.
Biologia | |
Física | |
Química | |
Matemática |
Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Filosofia | |
História | |
Geografia | |
Sociologia | |
Antropologia | |
Ciência Política |
Ciências Ambientais.
Ecologia | |
Educação Ambiental | |
Saúde Ambiental | |
Gestão Ambiental |
Robótica Educacional.
Robôs Fixos | |
Robôs Móveis |
Tecnologia Profissional.
Tecnologia Profissional. |
DADOS COMPLEMENTARES
a) Dentre os participantes, existe algum estudante que exija cuidados especiais quanto:
( ) Saúde
( ) Uso de medicamento sistemático
( ) Alimentação
b) Não serão aceitas substituições de nomes de participantes de projetos após a inscrição.
Declaramos que este trabalho foi elaborado e será apresentado segundo o regimento do regulamento da III FECIFEMA.
________________________________ ___________________________
Aluno Coordenador Assinatura
________________________________ ___________________________
Orientador Assinatura
_______________________________ ___________________________
Representante da Organização Assinatura
ANEXO 3 - Resumo do projeto
Título: FRUTAS SILVESTRES DA CAATINGA – PRESERVAR PARA ALIMENTAR E PREVENIR PATOLOGIAS HUMANAS.
Autores
Luana Oliveira Santos 1
Evaldo Araújo de Sousa 1
Maria Pereira de Lima 1
Ana Oliveira Castro 2
1 Alunos da E.E.F.M. Deputado Fernando Mota
2 Professor da E.E.F.M. Deputado Fernando Mota
INTRODUÇÃO:
A caatinga se destaca por sua riqueza na diversidade vegetal a qual deve ser preservada em função do grande potencial alimentar e medicinal das frutas silvestres. Numa relação homem e ambiente está presente também à dependência onde o homem retira da natureza todos os recursos pra a sobrevivência da humanidade. O desconhecimento sobre as espécies frutíferas nativas do Brasil é algo cultural, conforme mostra alguns levantamentos bibliográficos, mas que apresenta uma riqueza e nutrientes importantes para a dieta humana. Este estudo objetivou promover mudanças nos hábitos alimentares da população deste Município como forma de pensar políticas de preservação ambiental bem como alimentar e prevenir várias patologias humanas.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professores se sensibilizam para pensar e tomar iniciativas de preservação do meio ambiente, especialmente o bioma em estudo. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento da diversidade de frutas silvestres através de formulário, e posteriormente um mapeamento na região de Trairi, sendo estas coletadas conforme o período de safra, acondicionadas e posteriormente fabricados algumas iguarias. Conforme o levantamento bibliográfico quanto à taxonomia, foram ainda pesquisados o princípio ativo de cada uma para descobrir o seu potencial medicinal. Conforme o cronograma de ações, esta etapa culminará com a produção de Herbário e um Atlas de botânica escolar que servirá para o acervo de pesquisa de alunos.
RESULTADOS:
Neste levantamento preliminar, foram identificadas taxomicamente 20 espécies de frutas, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Destas, todas são utilizadas na alimentação humana, 13 possuem aplicabilidade medicinal e todas contribuem de forma significativa na preservação deste importante bioma: a caatinga. A produção de iguarias como doces, bolos, sucos, sorvetes, sucos são as formas mais comuns no processo de industrialização como forma de inserção a práticas econômica e ecologicamente correta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os recursos naturais da caatinga possuem um grande potencial ambiental e econômico, desde que aja um manejo ecologicamente correto, atendendo não só os anseios da populaçãomas, sobretudo, práticas de preservação do Meio Ambiente. O projeto de preservação das frutas silvestres da caatinga, neste estudo preliminar mapeou 20 espécies das árvores frutíferas nativas ou adaptadas no semi-árido, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Das espécies identificadas 13 possuem aplicação medicinal, 20 são utilizadas na alimentação humana e todas contribuem significativamente na preservação ambiental do bioma caatinga.
Palavras-chave: Preservação – Caatinga – Alimento – Aplicação medicinal.
ANEXO 4
Questionário de informações complementares
Título do Projeto:____________________________________________________________________
Área de inscrição: ___________________________________________________________________
Autor(es): _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Orientador: ________________________________________________________________________
Escola: De Ensino Médio Deputado Fernando Mota Data: ......./ ......./ .......
Recursos utilizados no projeto: | sim | não |
01. Laboratório próprio? | ||
02. Computador? | ||
03. Ambiente escolar? | ||
04. Teve assistência de cientista? | ||
05. Teve assistência de engenheiro? | ||
06. Teve assistência de professor? | ||
07. Teve assistência de adultos fora do ambiente escolar? |
Observação: Este questionário deve ser entregue por ocasião da inscrição.
ANEXO 5 - RESUMO GERAL DE DATAS
1. Recebimento das inscrições dos projetos Científicos: até o dia 08 de maio de 2012
2. Recebimento dos projetos Científicos entre os dias 04 e 08 de junho
3. Análise das inscrições: de 11 a 14 de junho de 2012.
4. Realização da III FECIFEMA: 15 de junho de 2012.
Obs: Entregar o Projeto Científico ao professor responsável pelo LIC, laboratório interdisciplinar de ciências.
ANEXO 6 - ESQUEMA DO BANNER
TÍTULO
ALUNOS AUTORES
PROFESSOR ORIENTADOR
INTRODUÇÃO METODOLOGIA
RESULTADOS
FIGURA / FOTO FIGURA / FOTO FIGURA / FOTO FIGURA / FOTO
GRÁFICO TABELA
(caso tenha) (caso tenha)
GRÁFICO TABELA
(caso tenha) (caso tenha)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONTATO
Esta é uma sugestão geral. Caso a equipe queira usar a sua criatividade pode ficar à vontade, entretanto é imprescindível que todos os itens que apareçam neste modelo e sejam também no banner desenvolvidos.
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