NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 1° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
● Exposição de conteúdos.
● Leitura dos conteúdos.
● Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 1° ANO
1° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias. | Breve histórico da química Substâncias puras Mistura Teoria atômica de Dalton | A antiguidade Alquimia, a precursora da química. Mudanças de estado físico Principais propriedades das substâncias puras Densidade Conceito Classificação, fase, componente Conceito de elemento químico Distinção entre elemento químico e substância simples | Utilizar o LIC para demonstrações de cálculos de massa, volume e densidade. Utilizar o LIC para demonstrações de mistura homogenia e heterogenia. | |
2° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias. Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais. | Estrutura Atômica Classificação periódica e propriedades dos elementos | Modelos atômicos Conceitos fundamentais Isótonos, isótopos e isóbaros; Configuração eletrônica; Diagrama de Linus Pauling; Modelo atômico atual. Histórico da Classificação periódica Distribuição eletrônica e tabela periódica Estrutura da tabela periódica Propriedades periódicas e aperiódicas. | Utilizar o LIC para identificar as principais características dos metais e dos ametais | |
3° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais. | Ligações Químicas | Regra do octeto Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica Propriedades das substâncias iônicas, moleculares metálicas Polaridade de ligações Forças intermoleculares | Utilizar o LIC para demonstrações de formações de ligações químicas. | |
4° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final. | Funções Inorgânicas | Conceitos de ácidos e bases Indicadores de ácidos e bases Nomenclatura e classificação dos ácidos e bases Distinção entre dissociação e ionização Sais: definição e nomenclatura Óxidos: definição e nomenclatura | Utilizar o LIC para demonstrações de identificação de ácidos de bases. | |
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 2° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 2° ANO
1° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias. Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais. | Soluções | Conceito Componentes de uma solução O preparo de uma solução em laboratório Expressões de medir concentrações Concentração comum Concentração em quantidade de matéria ou molaridade Título ou porcentagem em massa Fração em quantidade matéria ou fração molar Diluição de soluções | Utilizar o LIC para demonstrações de soluções | |
2° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais. Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final. | Termoquímica: o calor e os processos químicos | Expressão de medir quantidade de calor Reação exotérmica e endotérmica Conceito de entalpia Variação de entalpia Calcular o valor de entalpia de combustão e de formação Lei de Hess Propriedades periódicas e aperiódicas. | Utilizar o LIC para demonstrar experiências com reações exotérmicas e endotérmicas | |
3° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais. Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados. | Cinética química: o transcorrer das reações químicas | Velocidade média das reações químicas Fatores que afetam a velocidade de uma reação química(concentração dos reagentes e produtos, temperatura, superfície de contato e catalisador) Lei cinética das reações Teoria das colisões Mecanismo de atuação do catalisador | Utilizar o LIC para demonstrações de velocidade de uma reação química e a relação com os fatores que afetam suas velocidades | |
4° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Identificar os diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam. Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados. | Equilíbrio Químico: a coexistência de reagentes e produtos | Conceito de equilíbrio químico Constante de equilíbrio químico Fatores que afetam o equilíbrio químico Deslocamento de equilíbrio químico | Utilizar o LIC para demonstrar os fatores que influem no deslocamento do equilíbrio químico | |
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 3° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
VANDERLAN CASTRO MESQUITA
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 3° ANO
1° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Conhecer os Fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social. | Introdução a química orgânica | Histórico Propriedades do carbono Classificação do carbono Fórmulas moleculares, estrutural plana, simplificada e em ziguezague Classificação das cadeias carbônicas Estudo do Petróleo Radicais orgânicos Estudo dos hidrocarbonetos | Utilizar o LIC para demonstrações das propriedades dos hidrocarbonetos | |
2° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Esquematizar e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC Compreender as propriedades dos compostos orgânicos | Funções orgânicas oxigenadas | Estudo dos fenóis, alcoóis e enóis Diferenciação entre fenóis, alcoóis e enóis Estudo aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éter, éster. Reação de esterificação | Utilizar o LIC para demonstrar as propriedades dos compostos orgânicos oxigenados | |
3° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Esquematizar e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC Compreender as propriedades dos compostos orgânicos. | Funções orgânicas nitrogenadas | Estudo das aminas Estudo das Amidas Estudo das nitrilas Estudo das isonitrilas Estudo dos nitrocompostos | Utilizar o LIC para demonstrações das propriedades dos compostos orgânicos nitrogenados | |
4° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Compreender a importância das fórmulas moleculares e estrutural plana na formação de compostos orgânicos | Isomeria | Isomeria plana Isomeria Espacial: Isomeria geométrica Isomeria óptica | Utilizar o LIC para demonstrar as diferenças entre os compostos isômeros entre si. | |
8 comentários:
Parabéns por esta postagem
O QUE E LIC?
O QUE QUER DIZER COM LIC?? TAMBEM NAO ENTENDI.
Gostei do modelo e vou usar para me auxiliar na elaboração do meu plano.
Acredito que o LIC é o laboratório de ciências. Mas só acho.
A química é uma ciências que busca uma diversidade de conhecimentos, pois é uma disciplina que abrange e insere uma articulação dentro da Ciência da natureza.
Pesquisei e parece que LIC = Química induzida a laser
Aqui temos o LENQ (Laboratório de Ensino de Química). Então, imagino que LIC deva ser Laboratório de Iniciação Científica
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