NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 1° ANO
PROFESSORES:
CARLOS ALGUSTO XAVIER
EVALDO DUARETE TEIXEIRA
IRISNEUMA FORTE MAGALHÃES
OBJETIVO
- Mostrar ao aluno a Matemática como linguagem universal indispensável à comunicação moderna.
- Manter o caráter instrumental e aplicado da Matemática, através de atividades que visam o ensino de procedimentos e conceitos matemáticos para desenvolver o pensamento, formar autonomia, por meio do incentivo à busca de informações, formulação de hipóteses, tomada de decisões e construções de argumentos.
- Explorar o falar e o escrever sobre Matemática, propiciando o exercício das habilidades comunicativas para ler o mundo, inferindo positivamente, através de novos caminhos para a resolução de problemas.
● Exposição de conteúdos.
● Leitura dos conteúdos.
● Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
- Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
MATEMÁTICA – 1° ANO
1° PERÍODO | ||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |||
Traduzir uma situação dada em determinada linguagem para outra; por exemplo, transformar situações dadas em linguagem matemática corrente em tabelas, gráficos, desenhos, fórmulas ou equações matemáticas e vice-versa. Compreender a Matemática como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas manifestações artísticas ou literárias, teatrais ou musicais, nas construções arquitetônicas ou na publicidade. | Geometria Plana Trigonometria | Teorema de Tales; Semelhança de Triângulos; Teorema de Pitágoras; Relações Métricas no Triângulo Retângulo; Circunferência; Áreas das Figuras Planas. Razões Trigonométricas; Ângulos Notáveis | Utilizar o LIC para demonstrar o teorema de Tales Utilizar o LIC para demonstrar as razões trigonométricas | |||
2° PERÍODO | ||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |||
Fazer previsões e estimativas de ordens de grandeza, de quantidades ou intervalos esperados para os resultados de cálculos ou medições e, com isso, saber avaliar erros ou imprecisões nos dados obtidos na solução de uma dada situação-problema. Perceber as relações e identidades entre diferentes formas de representação de um dado objeto, como as relações entre representações planas nos desenhos, mapas e telas de computador com os objetos que lhes deram origem | Conjuntos Numéricos Funções | Conjuntos Numéricos; Intervalos. Funções; Conceito de Funções; Função Polinomial do 1° Grau e 2° Grau. | Utilizar o LIC para utilizar kit multi mídia | |||
3° PERÍODO | ||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |||
Ler e interpretar dados ou informações apresentadas em diferentes linguagens, representações, como tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas, equações ou representações geométricas Usar adequadamente réguas, esquadros, transferidores, compassos, calculadoras e outros instrumentos ou aparelhos. | Funções | Função Modular; Função Exponencial; Função Logarítmica | Utilizar o LIC para utilizar kit multi mídia | |||
4° PERÍODO | ||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |||
Identificar diferentes formas de quantificar dados numéricos para decidir se a resolução de um problema requer cálculo exato, aproximado, probabilístico ou análise de medidas. Por exemplo, de acordo com uma dada situação escolher número de algarismos apropriado ou fazer aproximações adequadas, optar pelo uso de ração, porcentagem, potência de dez; escolher melhor unidade para representar uma grandeza. Fazer previsões e estimativas de ordens de grandeza, de quantidades ou intervalos esperados para os resultados de cálculos ou medições e, com isso, saber avaliar erros ou imprecisões nos dados obtidos na solução de uma dada situação-problema | Matemática Financeira I Sequências | Razão e Proporção; Porcentagem; Juros Simples. Sequências Progressão Aritmética; Progressão Geométrica; | Utilizar o LIC para utilizar kit multi mídia | |||
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 2° ANO
PROFESSORES:
VANDERLAN CASTRO MESQUITA
JOÃO RODRIGUES DE SOUSA FILHO
ANTÔNIA ADRIANA SILVA MATOS LIMA
IRISNEUMA FORTE MAGALHÃES
OBJETIVO
- Mostrar ao aluno a Matemática como linguagem universal indispensável à comunicação moderna.
- Manter o caráter instrumental e aplicado da Matemática, através de atividades que visam o ensino de procedimentos e conceitos matemáticos para desenvolver o pensamento, formar autonomia, por meio do incentivo à busca de informações, formulação de hipóteses, tomada de decisões e construções de argumentos.
- Explorar o falar e o escrever sobre Matemática, propiciando o exercício das habilidades comunicativas para ler o mundo, inferindo positivamente, através de novos caminhos para a resolução de problemas.
ESTRATÉGIAS
● Exposição de conteúdos.
● Leitura dos conteúdos.
● Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
- Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
MATEMÁTICA – 2° ANO
1° PERÍODO | |||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||||
Reconhecer a existência de invariantes ou identidades que impõem as condições a serem utilizadas para analisar e resolver situações-problema; por exemplo, estabelecer identidades ou relações com aquelas existentes entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro, os volumes de um cilindro e de um cone que tenham a mesma base e a mesma altura, a relação entre catetos e hipotenusa em qualquer triângulo retângulo; ou ainda a identidade fundamental da trigonometria. | Trigonometria no Triangulo retângulo Trigonometria na Circunferência | Seno, cosseno e tangente; Lei dos senos; Lei dos cossenos; Funções Trigonométricas; Relações Trigonométricas no Intervalo 0 a 2p; | Utilizar o LIC para demonstrar as retas e circunferências | ||||
2° PERÍODO | |||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||||
Usar adequadamente réguas, esquadros, transferidores, compassos, calculadoras e outros instrumentos ou aparelhos Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos. | Matrizes Determinantes Sistemas Lineares | Conceito de Matriz; Tipos de Matrizes; Operações com matrizes; Determinante de Matrizes de 1ª e 2ª Ordem; Teorema de Laplace; Regra de Sarrus; Solução de um Sistema Linear; Regra de Cramer; Escalonamento; | |||||
3° PERÍODO | |||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||||
Ler e interpretar dados ou informações apresentadas em diferentes linguagens, representações, como tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas, equações ou representações geométricas. Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos. | Análise Combinatória Binômio de Newton Probabilidades | Princípio Fundamental da Contagem; Arranjos; Combinações Simples; Permutação; Números Binomiais; Triângulo de Pascal; Binômio de Newton; Cálculo de Probabilidades; | Utilizar o kit probabilidade do LIC | ||||
4° PERÍODO | |||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||||
Compreender a Matemática como ciência autônoma, que investiga relações, formas e eventos e desenvolve maneiras próprias de descrever e interpretar o mundo. A forma lógica dedutiva que a Geometria utiliza para interpretar as formas geométricas e deduzir propriedades dessas fórmulas é um exemplo de como a Matemática ler e interpreta o mundo à nossa volta. | Geometria Espacial | Posições Relativas entre Ponto, Retas e Planas; Poliedros; Prismas; |
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 3° ANO
PROFESSORES:
VANDERLAN CASTRO MESQUITA
JOÃO RODRIGUES DE SOUSA FILHO
ANTÔNIA ADRIANA SILVA MATOS LIMA
OBJETIVO
- Mostrar ao aluno a Matemática como linguagem universal indispensável à comunicação moderna.
- Manter o caráter instrumental e aplicado da Matemática, através de atividades que visam o ensino de procedimentos e conceitos matemáticos para desenvolver o pensamento, formar autonomia, por meio do incentivo à busca de informações, formulação de hipóteses, tomada de decisões e construções de argumentos.
- Explorar o falar e o escrever sobre Matemática, propiciando o exercício das habilidades comunicativas para ler o mundo, inferindo positivamente, através de novos caminhos para a resolução de problemas.
ESTRATÉGIAS
● Exposição de conteúdos.
● Leitura dos conteúdos.
● Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
- Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
MATEMÁTICA – 3° ANO
1° PERÍODO | |||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA |
Reconhecer a existência de invariantes ou identidades que impõem as condições a serem utilizadas para analisar e resolver situações-problema; por exemplo, estabelecer identidades ou relações com aquelas existentes entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro, os volumes de um cilindro e de um cone que tenham a mesma base e a mesma altura, a relação entre catetos e hipotenusa em qualquer triângulo retângulo; ou ainda a identidade fundamental da trigonometria. | Geometria analítica | Ponto e Reta As circunferências | Utilizar o LIC para demonstrar as retas e circunferências |
2° PERÍODO | |||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA |
Usar adequadamente réguas, esquadros, transferidores, compassos, calculadores e outros instrumentos ou aparelhos Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos. | Geometria analítica Números complexos | Cônicas . O conjunto C; Forma algébrica; Potências de i; Operações fundamentais | |
3° PERÍODO | |||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA |
Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos. | Revisão dos conteúdos para o ENEM | Funções do 1° grau; Funções 2° grau; Modular; Exponenciais; Logarítmicas; Progreções; Geometria plana. | |
4° PERÍODO | |||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA |
Compreender a Matemática como ciência autônoma, que investiga relações, formas e eventos e desenvolve maneiras próprias de descrever e interpretar o mundo. A forma lógica dedutiva que a Geometria utiliza para interpretar as formas geométricas e deduzir propriedades dessas fórmulas é um exemplo de como a Matemática ler e interpreta o mundo à nossa volta. Ler e interpretar dados ou informações apresentadas em diferentes linguagens, representações, como tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, árvores de possibilidades, fórmulas, equações ou representações geométricas. | Revisão dos conteúdos para o ENEM: Polinômios | Trigonometria; Sistemas lineares; Analise combinatória Estatística; Identidade de Polinômios; MATEMÁTICA – 3° ANO Equações Algébricas. |
muito bom
ResponderExcluirExcelente!!!!!
ResponderExcluiro que é LIC nesse planejamento
ResponderExcluiro que é LIC
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