NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 1° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
● Exposição de conteúdos.
● Leitura dos conteúdos.
● Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 1° ANO
1° PERÍODO | |||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||||
● Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. ● Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias. | Breve histórico da química Substâncias puras Mistura Teoria atômica de Dalton | • A antiguidade • Alquimia, a precursora da química
| Utilizar o LIC para demonstrações de cálculos de massa, volume e densidade. Utilizar o LIC para demonstrações de mistura homogenia e heterogenia. | ||||
2° PERÍODO | |||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||||
● Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias. ● Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais. |
Classificação periódica e propriedades dos elementos |
| Utilizar o LIC para identificar as principais características dos metais e dos ametais | ||||
3° PERÍODO | |||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||||
● Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. ● Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais. | •Ligações Químicas |
| Utilizar o LIC para demonstrações de formações de ligações químicas. | ||||
4° PERÍODO | |||||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||||
● Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. ● Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final. | Funções Inorgânicas |
| Utilizar o LIC para demonstrações de identificação de ácidos de bases. | ||||
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