1° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 1° ANO
PROFESSORES:
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
EVALDO DUARTE TEIXEIRA
CARLOS ALGUSTO XAVIER ABREU
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE
OBJETIVO
Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
FÍSICA – 1° ANO
1° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios. Selecionar e utilizar instrumentos de medição de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados. Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências. | Introdução à Física Cinemática Iniciação á cinemática escalar e movimento uniforme. Movimento uniformemente variado. | A física na natureza e na tecnologia Medição Grandeza escalar Introdução, referencial, tempo, movimento e repouso, trajetória espaço variação de espaço e distancia percorrida. Velocidade escalar média velocidade escalar instantânea e movimento uniforme. Movimento acelerado, movimento retardado e movimento uniforme. Aceleração escalar. Movimento uniformemente variado. | Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física. Utilizar textos e vídeos sobre Cinemática. Utilizar o LIC para demonstrações. Utilizar o LIC para demonstrações. | |
2° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados por diferentes meios. Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações. | Cinemática: movimento circulares Cinemática: vetores e cinemática vetorial. | Introdução Enfoque angular Espaço angular ou fase Velocidade escalar angular Grandezas escalares e vetoriais. Adição e subtração de vetores. Decomposição de um vetor | Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. Utilizar o LIC para demonstrações. | |
3° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas. Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos. | Dinâmica: força e movimento Princípios da dinâmica Atrito entre sólidos | Introdução; Conceito de uma força resultante; Aplicação das Leis de Newton; Introdução, Atrito estático; Atrito cinético; Lei do atrito. | Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. Utilizar o LIC para demonstrações. | |
4° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados. Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica. | Estatística Estática dos sólidos | Introdução; Estática de um ponto material e estática de um corpo extenso; Equilíbrio do ponto material e do corpo extenso; Momento escalar de uma força em ralação a um eixo; Binário; Condição de equilíbrio de um corpo extenso Alavancas; Algumas alavancas dos seres vivos; Equilíbrio de corpos apoiado | Utilizar o LIC para demonstrações. Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. | |
2° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 2° ANO
PROFESSORES:
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE
OBJETIVO
Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
FÍSICA – 2° ANO
1° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la. Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências. | Termologia: Temperatura; Calor e sua propagação; Calor sensível e calor latente; | Introdução, temperatura, equilíbrio térmico, medição de temperatura, termômetros, escalas termométricas, escalas Celsius e Fahrenheit, conversão entres escalas e variação de temperatura. Energia térmica, unidades usual de calor, processos de propagação de calor, a convecção e a radiação. Capacidade térmica (C) e calor especifico(c), calor sensível e seu calculo, mudanças de estado físico, calor latente, fusão e solidificação, vaporização e liquefação e pressão de vapor. | Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física. Utilizar textos e vídeos sobre Cinemática. Utilizar o LIC para demonstrações. Utilizar o LIC para demonstrações. | |
2° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas. Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios. | Termologia Gases Perfeitos Dilatação térmica dos sólidos e dos líquidos | As variáveis de estado de um gás perfeito, Lei geral dos gases, misturam física de gases perfeitos. Dilatação linear, superficial e volumétrica dos sólidos, dilatação térmica dos sólidos. | Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. Utilizar o LIC para demonstrações. | |
3° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia. Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la. Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações. | Ondulatória: Ondas Acústica | Ondas mecânicas e eletromagnéticas, Ondas longitudinais, Transversais e ondas mistas, Frente de onda e raio de onda; Grandezas físicas associadas as ondas. Velocidade de propagação de uma onda periódica Altura de um som Intervalo acústico entre dois sons; Intensidade sonora | Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. Utilizar o LIC para demonstrações. | |
4° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados. Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica. | Óptica Geométrica Fundamentos da óptica geométrica. Reflexão da luz Refração da Luz | Fontes de luz Meios transparentes, translúcidos e opacos Frente de luz – raio de luz Leis da reflexão Imagens múltiplas em dois espelhos planos associados Índice de refração Leis da refração | Utilizar o LIC para demonstrações. Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. | |
3° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: FÍSICA
SÉRIE: 3° ANO
PROFESSORES:
FRANCISCO EDMILSON SOUSA
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE
OBJETIVO
Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico. Compreender a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução de conhecimento científico. Ser capaz de emitir juízos de valor em relação à situação sociais que envolvam aspectos físicos ou tecnológicos relevantes.
ESTRATÉGIAS
Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
FÍSICA – 3° ANO
1° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Reconhecer e utilizar adequadamente, na Forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica. Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas. | Eletrostática: Carga elétrica Campo elétrico | Noção de carga elétrica; Corpo eletricamente neutro e corpo eletrizado; Princípios eletrostáticos; Lei de Coulomb. Conceito e descrição de campo elétrico; Linha de forças; Densidade superficial de cargas; Fenômenos eletrostáticos na atmosfera. | Utilizar textos científicos e vídeos sobre a Física. Utilizar o LIC para demonstrações. | |
2° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculadas por diferentes meios. Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências. Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia. Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la. | Eletrodinâmica Corrente elétrica e resistores Associação de resistores e medidas elétricas. | Corrente elétrica; Classificação das correntes elétricas quanto à forma do gráfico i x t; Potencia elétrica; Leis de Ohm; Associação de resistores; Medidas elétricas; | Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. Utilizar o LIC para demonstrações | |
3° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações. Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados. Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos. Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento. Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social. | Eletrodinâmica Circuitos elétricos Capacitores | Geradores de energia elétrica; Circuito simples; Associação de geradores. Capacitância; Associação de capacitores. | Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. Utilizar o LIC para demonstrações | |
4° PERÍODO | ||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | |
Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea. Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social. Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania | Eletromagnetismo Origem do campo magnético Força magnética em correntes elétricas Indução Eletromagnética | Campo magnético gerado por um fio retilíneo muito longo (infinito); Origem das propriedades magnéticas dos materiais; Força magnética em um trecho elementar de um fio condutor; Forças magnéticas entre dois condutores retilíneos e paralelos; Fluxo do vetor indução magnética ou fluxo de indução; Indução eletromagnética; | Utilizar o LIC para demonstrações. Utilizar textos e vídeos sobre o assunto. | |
13 comentários:
Achei a ideia de projeto como motivadora e incentivadora do aprendizado pela pesquisa, porém, por não conhecer a íntegra do projeto a questão a meu ver ficou um pouco em aberto e o que nos atrapalhou no observar o vídeo foi na postagem do vídeo em que o áudio (fundo musical) interfere na explicitação mas gostei pela iniciativa e pelo horizonte proposto ao educando.
GALARA IREI UTILIZAR ESSA ESTRUTURA DE VOCÊS PARA A REALIZAÇÃO DE UM PLANO DE CURSO PRA MIM TA BOM ?
ESTAREI REFERENCIANDO DEVIDAMENTE TODOS VCS
MUITO OBRIGADO
é um plano anula muito bom para que está começando a trabalhar no magistério...em relação ao plano de curso anual, semestral pra ficar muito melhor é somente fazendo na sala de aula...
Muito bom! Estarei utilizando como referência para a elaboração de meu plano de ensino. Obrigado!
utilizarei como referência, muito bom mesmo, parabéns.
Gostei !! Utilizarei seu plano de aula como referência no meu Planejamento. Obrigada por publicizar.
Gostei bastante desse plano de curso elaborado pela E.E.M. Fernando Mota. Peço a permissão para utiliza-lo em minha instituição educacional.Posso?
Muito bom este plano e usarei como modelo para elaborar o meu.
Ademils. Muito bom este plano e usarei como modelo para elaborar o meu.
Gostei muito. Vou usá-lo como referência, ok? Obrigada!
Ótimo
Ótimo, hoje estão exigindo os descritores.
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