1° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 1° ANO
PROFESSORES:
ELINARDO MARTINS DA SILVA
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
OBJETIVO
Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a aprender a aqueles úteis para a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante.
ESTRATÉGIAS
· Estudo dirigido
· Leitura compartilhada
· Elaboração e analise de exercícios
· Seminários
· Ficha mento
· Resumos
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações>Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.
BIOLOGIA – 1° ANO
1° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Descrever processos e características dos seres vivos e do ambiente observado a microscópio ou a olho nu | Microscopia Introdução ao ensino da Biologia Método cientifico Níveis de organização dos seres vivos | Microscopia Características dos seres vivos Divisões da biologia Etapa do método cientifico Composição química Organização celular Reprodução Metabolismo Crescimento Evolução Reação Movimento Biosfera Ecossistema Comunidade População Organismo Sistema e órgãos Tecido Célula Molécula | Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI. | ||
2° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia percebendo seu papel na vida | Origem da vida Composição química da vida Envoltórios celulares Organelas citoplasmáticas | A origem dos seres vivos Biogênese versus abiogênese O surgimento das células multicelulares eucariontes O surgimento dos seres multicelulares eucariontes A água, Sais minerais, Vitaminas, Lipídios; Proteínas, Enzimas, Os ácidos nucleícos. A teoria celular,*Os envoltórios celulares Membrana plasmática Envoltórios externos á membrana plasmática Processos de troca entre a célula e o meio externo Concentração de uma solução Complexo de golgi,lisossomos ,ribossomos,mitocôndrias Centríolos,cloroplasto,reticulo endoplasmático liso e rugoso. | *Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI. | ||
3° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Identificar a célula como unidade responsável pela formação de todos os seres vivos, não existindo vida fora dela. | Núcleo celular Divisão celular Metabolismo energético | Cario teca Nucleoplasma e cromatina Nucléolo Ciclo celular Interfase Mitose e meiose em células animais Vegetais Prófase Metáfase Anáfase Telófase e citocinese Mitose em células vegetais Meiose Meiose I Meiose II Fotossíntese Respira ação Fermentação Quimiossintese. | Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI. | ||
4° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Apropriar-se dos conhecimentos da biologia e aplicar esses conhecimentos para explicar o funcionamento do mundo natural . | Histologia animal Embriologia e reprodução humana | Tecidos epiteliais de revestimento Tecidos epitelial glandular Tecidos conjuntivos propriamente ditos Tecido adiposo, Tecidos cartilaginoso Tecido ósseo Tecido hematopoiético Sangue, Linfa Tipo de tecido muscular Nervoso Desenvolvimento embrionário, clivagem, gastrulação, Neurulação, Gametogênese Sistema genital masculino Sistema genital feminino Doenças sexualmente transmissíveis | Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI. | ||
2° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 2° ANO
PROFESSORES:
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
ELINARDO MARTINS DA SILVA
OBJETIVO
Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a aprender a aqueles úteis para a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante.
ESTRATÉGIAS
· Estudo dirigido
· Leitura compartilhada
· Elaboração e analise de exercícios
· Seminários
· Ficha mento,
· Resumos
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.
1° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Compreender e utilizar a ciência como elemento de interpretação e intervenção e a tecnologia com conhecimento sistemático de sentido prática. | Classificação dos seres vivos Vírus Reino das bactérias Protistas | Taxonomia e Sistemática Historia da Classificação Domínio(Bactéria , Archaea , Eukarya) A estrutura do Vírus Doenças causadas por vírus Estrutura das bactérias (reprodução formato, respiração do saprófagos ) Doenças causadas pelas bactérias Arqueobactérias Organização celular e a reprodução e a classificação dos (protozoários e algas ) Doenças causadas por protozoário | Utilizar livro didáticos e texto , vídeo e data show slide sobre biologia e LEI. | ||
2° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Apresentar suposições e hipóteses do assunto ou fenômenos biológicos e estudo. | Reino Fungi Reino Vegetal Morfologia e fisiologia vegetal Histologia Vegetal | Importância dos fungos Características gerais dos fungos Classificação dos fungos Doenças causadas por fungos Briófitas , Pteridófitos Gimnospermas , Angiospermas Reprodução Vegetal Tecidos Vegetal: Raiz Caule Folha Flor Fruto e sementes Hormônios vegetais Fototropismo,geotropismo,auxinas, cito ninas , Giberelinas , ácido abscissio e etileno Tecidos de reserva Tecidos de condutores de seiva Tecidos sustentação Tecidos de revestimento e proteção | Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI. | ||
3° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Explicar e exemplificar os principais critérios de classificação dos animais forma de nutrição, características estruturais,movimento e reprodução. | Reino Animal Invertebrados (I) | Poríferos Cnidários Plantel mitos Nematódeos Anelídeos Moluscos Equinodermas Nutrição nos Invertebrados Sistema nervoso nos invertebrados Reprodução e desenvolvimento embrionário dos invertebrados | Utilizar livro didáticos e texto e vídeo e data show slide e em biologia LEI. | ||
4° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Compreender a intrínseca relação entre os conteúdos de ciências da natureza, proporcionando a visão holística da vida. | Reino Animal II cordados Anatomia e fisiologia humano Órgãos dos sentidos | Origem e características gerais dos animais Desenvolvimento embrionário Reprodução Sistema digestores Sistema respiratório Sistema cardiovascular Sistema nervoso Sistema endócrino Sistema urinário Visão Audição e equilíbrio nos vertebrados Olfato e paladar Tegumento Esqueleto Músculo | Utilizar livro didáticos, Vídeo,data- show slide e LEI. | ||
3° ANO
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 3° ANO
PROFESSORES:
FÁTIMA BEZERRA
RAIMUNDA NONATA BERNARDO COELHO
JOÃO PAULO SOUSA ANDRADE
OBJETIVO
Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a aprender a aqueles úteis para a compreensão do mundo . Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante.
ESTRATÉGIAS
· Estudo dirigido
· Leitura compartilhada
· Elaboração e analise de exercícios
· Seminários
· Ficha mento,
· Resumos
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.
BIOLOGIA – 3° ANO
1° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia percebendo seu papel na vida humana. | Fundamentos da genética Herança autossomas Alelos Múltiplos | A experiência de Mendel (1ª- lei) Cruzamento-teste, genótipo,fenótipo, gametogênese,fecundação Genes letais Monoibridismo no ser humano (herança, recessiva, dominante, codominância, incompleta, completa) Gene e ambiente Probabilidade, Heredogramas A experiência de Mendel (2ª- lei) diibridismo,sistema ABO, sistema MN, sistema Rh do grupos sanguíneos,pelagem e cor dos coelhos. Triibidismo e poliibridismo | *Utilizar livro didáticos e texto e vídeo e data show slide e em biologia LEI. | ||
2° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como ela se desenvolve por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento cientifico com a transformação da sociedade. | Polialeia e grupos sanguíneos Interação gênica Sexo e herança genética | Alelos múltiplos em coelhos Sistema ABO de grupos sanguíneos Sistema Rh de grupos sanguíneos, Polialeia Forma de crista de galinhas Epistasia, Poligênia, Pleiotropia A herança cromossômica Herança ligada ao sexo Herança limitada ao sexo e herança influenciada pelo sexo Analise de hemogramas | Utilizar livro didáticos a apostilas do 1º aprender e vídeo e data show slide e LEI. | ||
3° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências naturais na sua vida pessoal nos processos de produção no desenvolvimento do conhecimento e na vida pessoal | Evolução biológica Origem das espécies | Lamarckismo teoria evolutivas. Darwinismo, evidências da evolução. Neodarwinismo fatores evolutivos. Mutação gênica recombinação gênica seleção natural e adaptação, migração, deriva especiação, isolamento gênico, reprodutivo. Origem da vida primeira teorias Teoria de Oparin e Haldane Outras teorias sobre a origem da vida Evolução dos animais Evolução das plantas Evolução da espécie humana | Utilizar livro didáticos , texto, vídeo, data show e LEI. | ||
4° PERÍODO | |||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES | CONTEÚDO | DETALHAMENTO DO CONTEÚDO | PRÁTICA | ||
Relacionar os diversos ecossistemas da biosfera e perceber suas constantes modificações. | Fundamentos da ecologia Ciclos biogeoquímicos Dinâmica das populações e relações ecológicas relações Humanidade e ambiente | Níveis de organização da vida Habitat e nicho ecológico Cadeias alimentares Teia alimentar Fluxo de matéria e de energia Ciclo do carbono Ciclo do oxigênio Ciclo da água Ciclo do nitrogênio Sociedades, densidade populacional, crescimento, populacional taxa de natalidade e mortalidade. Colônias Mutualismo Pro cooperação Comensalismo Canibalismo Competição intraespecífica Competição interespecífica Amensal ismo Predatismo Parasitismo Sucessão ecológica, biomas terrestres e aquáticos, biomas e brasileiros. Poluição atmosférica, inversão térmica, aumento do efeito estufa, poluição das águas e solo, poluição por ozônio desmatamento. | Utilizar livro didáticos e texto e questionários para discussão junto ao professor e vídeo e data show slide e LEI. | ||
11 comentários:
Muito bom!continuarei a visitar este Blogg1
Gostei muito do Blog!Me auxiliou muito na elaboração do plano de aula para o ensino médio. Parabéns!!!
Amei a forma de elaboração deste magnifico plano de ensino, me ajudou bastante a auxiliar o meu plano de ensino, obrigados professores!
Muito ótimo. Nos auxiliam bastante na elaboração de planos. Parabéns.
Amei a distribuição dos conteúdos
Adorei
Gostei muito
Gostei bastante
Ótimo, eu que sou iniciante, estou perdidão, pra mim é uma enorme ajuda
Muito obrigado , irei usar no meu plano de aula se me permitem
MUITO OBRIGADA!
Postar um comentário